quarta-feira, 14 de abril de 2010

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


Desde o princípio da educação, a pedagogia procura formas e recursos mais eficazes de ensinar, de modo a consolidar o conhecimento e acompanhar as transformações da sociedade, e a tecnologia apresenta-se hoje em dia como um dos principais fatores desta tranformação da sociedade e das relações sociais.
Neste contexto, a escola, lugar onde o conhecimento é organizado e sistematizado, de acordo com o modelo de sociedade na qual está inserida, caracterizando-se, portanto, uma relação de reciprocidade de influências, na qual a sociedade estabelece os parâmetros a serem seguidos pela escola de acordo com as suas necessidades e, a escola, por sua vez, reflete sobre tais necessidades e  transformações sociais. A escola, na tentativa de suprir estas carências sociais, busca se atualizar quanto a melhores formas e recursos para ensinar. Diante disto, a escola começa a refletir sobre a influência das Novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
No início do século XXI as tecnologias começam a ser vistas e usadas numa outra perspectiva no processo educativo. A escola começa a se apropriar do uso técnico dos recursos tecnológicos para em seguida repensar as formas e metodologias adequadas a cada contexto social. (Wikipédia, 2009)
Atualmente,  as Tecnologias educacionais deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes a forma de ensinar, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de um outro modo de pensar a educação, mediada pela Tecnologia e esta sumetida aos objetivos pedagógicos, com o objetivo de expressar a diversidade cultura e à realidade em que cada escola se insere.
A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo de ensino e apredizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.(Wikipédia, 2009)
Há a diferentes metodologias usando recursos tecnológicos, como a TV, o vídeo, o Rádio (comunicação), a Internet, o material impresso possibilitam articularem-se novas linguagens e novas forma de apropriação do conhecimento na escola.
Todas as ferramentas podem ser utilizadas como instrumentos educacionais. No entanto,faz-se necessário avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e reflexiva.(Wikipédia, 2009)
A utilização dessas tecnologias supera os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
No entanto, é preciso que os professores estejam acompanhando essas inovações, que repensem suas práticas pedagógicas, o educador deve estar apto a mudar e estar consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimentos.

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