sábado, 19 de março de 2011

O blog como agente de comunicação corporativa

Um blog é mais comunicativo do que muitos informativos enviados por e-mail para clientes. Embora bastante estigmatizada como diário virtual, o blog é uma revolução muito maior do que parece. Publicação simples e rápida à disposição de um usuário sem grandes conhecimentos técnicos: essa é a revolução
                                                                                                                                                  Felipe Lobo
Contar uma história é um ato que vai além de descrever uma série de fatos ordenadamente. Quem conta histórias interfere com seu toque pessoal em um fato a ser descrito – independentemente de ser ficcional ou real. 
No mundo corporativo, a experiência profissional é valorizada ao ponto de ser diferencial para seleção de recursos humanos. Ao contar uma experiência, o contador inevitavelmente organiza uma linha de raciocínio para entender como chegou àquele ponto. Somada à visão pessoal, a história ganha contornos únicos que nem mesmo seu autor consegue repetir da mesma maneira.
Surgimento
A idéia de contar a própria história todos os dias, de maneira pessoal e subjetiva, foi traduzida como um diário. Muito se associa à idéia de diário um caderno multicolorido, recheado de fotos, de uma adolescente. O estereótipo se tornou tão forte que ficou incrustado no conceito de blog, chamado de “diário virtual”.
O Blog surgiu de uma idéia bem diferente do estereótipo criado. O nome vem de weblog, uma coletânea de sites sobre um determinado assunto. 
O nome leva consigo um conceito ligado a uma área mais técnica da informática, log. De forma genérica, podemos dizer que este conceito é uma espécie de registro de eventos. Logo, weblog seria um log da internet, responsável por mostrar os principais websites de um determinado tema. Este tipo de site, contudo, tornou-se desnecessário com o surgimento das ferramentas de busca. Estas ficaram responsáveis pela catalogação dos milhões de websites e disponibilizá-los para o usuário a cada consulta.
Novo modelo de comunicação
O conceito de blog como existe hoje só se formatou desta maneira com essa perda de função gerada pelos buscadores. Foi só neste momento que se percebeu que aquela coletânea de websites não era o principal uso daquele método de publicação. A facilidade de catalogação e publicação dos weblogs só foi possível graças a um sistema de publicação simples, que permitia a uma pessoa que não tivesse grandes conhecimentos sobre linguagem HTML publicar aquele determinado conteúdo.
A revolução proposta pelos blogs foi justamente a facilidade e rapidez com que esta ferramenta permite a publicação de qualquer conteúdo na internet, sem qualquer conhecimento técnico. Esta possibilidade de divulgação de idéias para todo e qualquer cidadão que tenha a seu dispor uma conexão com a Internet democratizou a publicação de conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário